O Conselho Municipal da Juventude de Ouro Preto em parceria com o Conselho da Criança, realizaram no dia 11 de agosto uma discussão a respeito da redução da maioridade.
Contamos a presença do Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB Pe Wander Torres e do Advogado e um dos responsáveis pelo projeto de internação em regime semi aberto para adolescentes infratores de Minas José Xavier.
Essa discussão teve como principal objetivo levar as pessoas a refletirem e chegarem a uma conclusão de que a redução não é a melhor solução para combater a violência, levando em consideração a caminho histórico e o contexto social atual.
Jovens da Pastoral da Juventude marcaram presença, lembrando que essa é uma bandeira de luta da PJ, e com muita firmeza e sabedoria afirmaram ser contra a redução, "pois somos a favor da vida e lutamos pelo direito da juventude".
Infelizmente ninguém do poder legislativo nem do judiciário compareceram ao evento, os conselhos e todos os presentes demonstaram indignação para com essas pessoas, sendo assim é importante ressaltar que estes foram convidados com antecedêcia e atravez de documento formal.
"Precisamos escolher melhor nossos vereadores, pois se eles não representam o povo estão no lugar errado e nós temos o poder de colocá-lo e também de tirá-los, pois somos nós quem pagamos o salários deles".
"Quanto ao poder judiciario, fica dificil até comentar pois a falta de interesse deste é algo assustador".
Fatos como este é uma vergonha para o municipio, pois deveria partir destes a iniciativa para uma discussão neste perfil.
Mesmo com o descaso destas partes, a discussão foi otima, foi conduzida de forma muita dinâmica pelo Pe Wander e o José Xavier, ambos eram contra a redução assim com os Conselhos, e como respeitamos a opinião do outros todos eram convidados a expor seus pontos de vista, sendo este a favor ou contra a redução.
Contamos também com a brilhante apresentação das adolescentes da "Companhia Teatral Andanças", que troxeram o tema: Alforria no Brasil.
Para a REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, EU DIGO NÃO!
A luta continua....