segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TER AMIG@S NÃO TEM PREÇO


Se anjos existem, encontramo-los nas amizades que persistem...

Cada amizade encontrada ao léu,é como um anjo que desceu do céu...

Amizades que surgem para nos ajudar,para nos fazer a vida melhor apreciar,que nos fazem agora e sempre acreditar que tudo sempre pode melhorar...

Se todos no mundo entendessem o valor de uma amizade verdadeira,não fariam tanta besteira,e não deixariam que tantas coisas acontecessem...

Amigos não enxergam apenas as qualidades,embora delas todos tenham necessidade...

Amigos convivem com nossos defeitos,porque somos humanos,portanto, imperfeitos...

Aceitam-nos, e nos aceitam,como os seus aceitamos,e os aceitamos também...

Esses anjos não dispõe de asas,nem tampouco caminham sobre brasas,mas tem em sua alma um doce sentimento que nos conforta em momentos de lamento,e lhes damos toda essa reciprocidade,sempre querendo sua felicidade...

Assim, todos somos anjos,pois não creio que possa haver alguém que não tenha uma amizade sequer,em cujo ombro possa se consolar,em cujo coração possa habitar...

Todos somos anjos neste mundo,bastando-nos desenvolver esse sentimento profundo...



UMA TERNA E ETERNA AMIZADE.


domingo, 28 de novembro de 2010

Refletir é preciso...

A REALIDADE JUVENIL É TELEVISIONADA?




Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Sempre quis falar
Nunca tive chance
Tudo que eu queria
Estava fora do meu alcance
Sim, já
Já faz um tempo
Mas eu gosto de lembrar
Cada um, cada um
Cada lugar, um lugar
Eu sei como é difícil
Eu sei como é difícil acreditar
Mas essa porra um dia vai mudar
Se não mudar, prá onde vou...
Não cansado de tentar de novo
Passa a bola, eu jogo o jogo
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
A polícia diz que já causei muito distúrbio
O repórter quer saber porque eu me drogo
O que é que eu uso
Eu também senti a dor
E disso tudo eu fiz a rima
Agora tô por contaPode crer que eu tô no clima
Eu tô no clima.... segue a rima
Revolução na sua mente você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua vida você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua mente você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua vida você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Também sou rimador, também sou da banca
Aperta muito forte que fica tudo a pampa
Eu to no clima!
Eu to no clima !
Eu to no clima
Segue a Rima!
Chegando por aqui Negra li, família RZO manos maluco só
"O que eu consigo ver é só um terço do problema
É o Sistema que tem que mudar
Não se pode parar de lutar
Senão não muda
A Juventude tem que estar a fim
Tem que se unir
O abuso do trabalho infantil, a ignorância
Faz diminuir a esperança
Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
Então deixa ele viver!
É o que Liga."






sábado, 27 de novembro de 2010

Pastoral da Juventude e a Teologia da Libertação


SOMOS IGREJA, SOMOS POVO!
TEMOS FÉ EM DEUS E OS PÉS FINCADOS NO CHÃO.






A Pastoral da Juventude nasceu de um longo processo vivido na Igreja do Brasil, antes e durante a passagem das décadas de 1960 - 1970.


A década de 1960 viu a concepção e a gravidez da práxis e da idéia de libertação se espalhar por toda a América Latina, fortalecida em 1968, com a Conferência de Medellín e depois, na década de 1970 o marco do nascedouro da Teologia da Libertação que encarnou-se no nível popular, no meio de gente oprimida pelos mais fortes do sistema capitalista.


Mas de quem somos herdeiros e herdeiras?

Da Primeira e da Segunda Aliança, do testemunho dos Mártires da Caminhada, do Concílio Vaticano II (1962 - 1965), de Medellín (1968) e de Puebla (1979).


Vivíamos no Brasil, de 1964 - 1985, na Ditadura Militar, em que toda e qualquer manifestação cultural, social e política estava amordaçada, a única voz a ser ouvida era a da Igreja Católica, liderada pela CNBB.

A profecia estava de volta, e a certeza do Martírio mais próxima.


Antes, com a Ação Católica, veio o método tão usado pelas Ceb´s: VER, JULGAR, AGIR...hoje acrescido de mais duas etapas fundantes: REVER E CELEBRAR.

Vieram as propostas práticas de fé e de vida com a JAC, JEC, JIC, JOC e JUC...nas palavras do cardeal Cardjin:

"Não somos revolucionários, somos a própria revolução"...


a juventude começa a dar um rosto à Igreja tão distante dela, dos operários, das mulheres, dos negros, dos indígenas...


O mundo caminhava para a modernidade, sendo que a própria modernidade já caminhava para a pós-modernidade. ..a Igreja há muito tempo não acompanhava os passos da História.


Mas nem tudo estava perdido: Se testemunhava o sopro do Espírito Santo nos papas João XXIII e Paulo VI, que com coragem, sabedoria, humildade e fraternidade fizeram acontecer o Concílio Ecumênico Vaticano II, um marco na história da Igreja. Finalmente a Igreja se abria para o mundo moderno.

Infelizmente ou felizmente, toda abertura acarreta riscos à caminhada.

Houveram excessos, tanto do lado mais conservador como do lado mais progressista da Igreja.


Mas a mudança sonhada seria irreversível para o bem da caminhada pastoral, teologal e eclesiológica da Igreja Católica no mundo, na América Latina e no Brasil.


O Pacto das Catacumbas foi um dos momentos extra-Concílio de maior beleza e força espiritual, onde alguns bispos, depois padres e leigos assumiram caminhar de verdade como o povo, no meio do povo, à serviço do povo, abrindo mão de todo e qualquer privilégio que a Instituição poderia dar até o final de seus dias, sinal de despojamento e renúncia em favor do povo de Deus, povo que na Nossa América, institucionalmente é pobre, marginalizado, discriminado e excluído.


Com o sopro do Espírito, o Concílio aproximou a Igreja de seu rebanho.


A mensagem do Evangelho passou a ser proclamada na língua pátria.

A Encarnação do Verbo estava garantida de fato para todos e todas, pois cada um compreendia o que estava sendo dito.


Como em todo o processo, há os que defendem e há os contrários... muitos abandonaram o barco da Igreja, pois não conseguiam se desfazer das pesadas armaduras da Idade Média e do Concílio de Trento, não conseguiam perceber que o Evangelho é hodierno, portanto, a continuadora de sua mensagem, a Igreja, também deveria ser.


Muitos foram os erros de interpretação, mas houveram acertos e de uma coisa ninguém pode duvidar: João XXIII, Paulo VI, haviam colocado a Igreja Católica de volta no mundo, de volta na História da Humanidade.


A Pastoral da Juventude e a Teologia da Libertadora segue os passos do Mestre de Nazaré, divinamente humano, humanamente divino; bebe da mística e da espiritualidade brotada de sua prática e de sua pedagogia cotidiana junto aos mais desfavorecidos.


A simbologia na PJ: de sua bandeira vermelha e do círculo que envolve a sua sigla está no fato de que com o sangue dos Mártires não se deve brincar e que o círculo nos lembra sempre, que todos, todas, são iguais e que todos devem se amar uns aos outros como Ele nos amou.


É ignorância, é estupidez, querer afirmar que a Pastoral da Juventude é um reduto comunista ou uma tendência do Partido dos Trabalhadores, que ela não reza, não ora, que está contra o Magistério e a Hierarquia da Igreja.


Enquanto Pastoral social, atuando no mundo não está de forma alguma com os pés fora da Igreja.

O seu campo de atuação se dá justamente de dentro para fora da Igreja.


A vocação da Pastoral da Juventude é com a juventude que não está somente nas equipes e nos ministérios, mas principalmente com as juventudes que não estão em nenhuma equipe, em nenhum ministério, em nenhum reduto religioso.

É uma vocação para o pluralismo religioso.


A Teologia da Libertação tem sido uma teologia moldada segundo o método VER, JULGAR, AGIR, REVER e CELEBRAR.


Sabe-se que a filosofia marxista ofereceu diversos elementos à mesma, entretando a Teologia da Libertação rejeita o pressuposto radical do materialismo da teoria do conhecimento marxista, explicitando a relação entre as interpretações da fé e a prática da caridade - teoria e prática - estabelecendo entre elas uma relação dialética .


Tudo o que foi e está sendo escrito e dito contra a Teologia da Libertação nas décadas seguintes e atualmente, apenas comprova o medo de se caminhar e de experimentar uma teologia feita a partir do chão da vida humana, onde Deus desce e habita no meio do seu povo.


Emerson Sbardelotti
Estudante de Teologia

Autor/Fonte: PJ Nacional

APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA JUVENTUDE

E A LUTA CONTINUA, LUTAMOS POR VIDA...




A Comissão Especial de Juventude aprovou na tarde desta terça-feira (23), o Estatuto da Juventude. O Projeto de Lei 4529/04 além de criar o Estatuto da Juventude, regulando os direitos específicos dos jovens e estabelecendo diretrizes para elaboração de políticas de juventude, cria também a Rede e o Sistema Nacionais de Juventude.

Na Câmara, a deputada Manuela D’ávila (PCdoB/RS), relatora do PL, comemorou a aprovação e ressaltou que a aprovação do texto é resultado de um “grande esforço para incluir todas as sugestões dos parlamentares e das entidades representativas dos jovens”, com o objetivo de criar um marco legal na área.

Em seu relatório Manuela destaca que o PL tem origem no debate com jovens, gestores públicos e especialistas nas questões de juventude em todo o país. “Este Projeto é fruto do conhecimento produzido pelos coletivos de jovens ao longo dos últimos 20 anos, incluindo as últimas conferências de juventude, a participação da sociedade pelo Portal e-Democracia da Câmara dos Deputados e os recentes trabalhos de audiências públicas desta Comissão nesta Casa e nos Estados”, escreve a parlamentar.

Agora o Projeto de Lei segue para votação em plenário. Danilo Moreira, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), comemorou a aprovação. “É mais um passo na constituição dos marcos legais para a juventude. Será importante também porque teremos um texto base para ser discutido e aprovado na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá no primeiro semestre do ano que vem”, argumenta. Para Marcela Rodrigues, coordenadora da Comissão de Parlamento do Conjuve, este foi um ano de vitórias. “Aprovamos a PEC da Juventude e agora conseguimos a primeira aprovação do Estatuto da Juventude”, explica Marcela, “agora precisamos da mobilização da juventude brasileira para seguir cobrando dos parlamentares a aprovação da matéria em plenário”, conclui.

FONTE: Ana Cristina SantosAscom/Conjuve




A JUVENTUDE QUER VIVER !!!


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PJ de Santa Bárbara na Ação Missionária

A COR DA JUVENTUDE -
JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM




O grupo J.A.C, em parceria com o Grupo de jovens JUVAC ambos da cidade de Santa Bárbara (Região Norte – Aquidiocese Mariana), realizaram no dia 21 de novembro um encontro voltado para o incentivo à participação da Juventude na igreja, dentre os participantes estavam jovens dos grupos da Crisma, jovens das comunidades, contamos também com a presença de jovens da cidade de Barão de Cocais.


O encontro teve momentos diferenciados, com propostas inovadoras, segundo os organizadores: o tema abordado neste encontro foi: A COR DA JUVENTUDE – JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM, tendo como principal objetivo mostrar a essência da juventude, o chamado de Deus para os jovens, e apresentar aos jovenslos as diferentes formas de se engajar na vida da igreja, tornando-se missionário atuando nas diversas pastorai, essas que animam e fortalecem nossas comunidades.


O dia iniciou com uma oração conduzida pelos jovens do grupo J.A.C que fizeram as preces, e cantaram com o casal Alcemir e Viviane, logo após o Pe. Rosemberg iniciou as atividades com uma conversa com os jovens, sempre com muita descontração, deixando os jovens bem à vontade, antes da celebração eucarística o seminarista João Paulo, deu sua contribuição motivando os jovens a participarem intensamente do encontro.

A missa mais uma vez animada pela juventude, convidou a comunidade a refletir sobre a atual situação da juventude.


No período da tarde, as irmãs Sacramentinas, os Freis Carmelitas, os Salesianos, todos vindos de Belo Horizonte, abrilhantaram o encontro com dinâmicas, pequenas encenações e momentos de reflexão.

Fonte:


Fonte:
Equipe de Comunicação
GRUPO J.A.C
PASTORAL DA JUVENTUDE

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Lançamento da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens na Arquidiocese de Mariana

Postagem atrasada rsrsr







A Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Mariana realizou, no dia 31 de julho de 2010, em Ponte Nova (MG), o lançamento oficial da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens em sua arquidiocese. O lançamento ocorreu durante o 4º Fórum Social pela Vida, evento realizado pela dimensão sociopolítica da arquidiocese, que reuniu cerca de 500 lideranças de diversas pastorais, dimensões e movimentos entre os dias 29 de julho e 1º de agosto.




Durante a cerimônia foram apresentados dados sobre a realidade juvenil no país, além de fatos que vêm escrevendo a triste história do extermínio de jovens.


Os jovens Gilberto Mendes e Lucilene Macedo falaram também dos objetivos da campanha e ressaltaram a importância do envolvimento de todos: “Essa não é a campanha dos jovens, das Pastorais da Juventude, da Igreja... Ela é de TODOS nós! São nossos jovens filhos, jovens amigos, jovens sobrinhos, jovens afilhados, jovens netos, jovens vizinhos que estão morrendo! Não podemos deixar que o extermínio continue!”.




O poeta e cantor Zé Vicente emendou o lançamento da campanha com seu show. Com a música Esperança Jovem, ele iniciou sua apresentação convidando todos a lançarem sementes de vida para a juventude.Os jovens da PJ aproveitaram o Fórum Social pela Vida para distribuir materiais da campanha e mobilizar as lideranças presentes a levarem para suas comunidades essa importante e urgente discussão.




Um fato marcante foi a confecção de camisas da campanha, produzidas de forma artesanal pelos próprios jovens, que movimentou o dia-a-dia do Fórum. Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana e presidente da CNBB, também demonstrou seu apoio à campanha e incentivou os jovens a continuarem firmes nessa luta.





Fonte: http://pjmariana.blogspot.com/2010/08/lancamento-da-campanha-nacional-contra.html

JOVEM DA PJ

SOU JOVEM da PJ




Não sou nem melhor nem pior que ninguém.
Sou aquele que erra como todo mundo, mas tem coragem de assumir o erro e pedir perdão.
Sou aquele que perdoa 70 vezes 7.
Sou aquele não julga, mas que luta contra as injustiças, sejam elas generalizadas, contra uma só pessoa ou contra mim mesmo.
Sou aquele que cultiva a espiritualidade e que vive em todos os momentos.
Sou aquele que também é julgado, mas que não se abala, pois meus atos falam mais altos que qualquer calunia.
Sou aquele que luta para que o reino de Deus venha a todos.


Minha arma é o amor, meu exemplo Jesus Cristo e minha lei a Bíblia.
Sou um jovem da PJ, ou pelo menos tento ser.


É difícil eu sei, mas é nisso que acredito, num mundo melhor, começando por mim, passando por você e chegando a todos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

FIM DE PERÍODO






Jesus daí me FORÇA & PERSEVERANÇA






Este fim de período está sendo um dos mais difícies, parece muito com uma prova de resistência onde só os fortes são capazes de vencer.





Muitos trabalhos para serem construídos, ensaio para ser elabora sobre o que eu ainda nem sei, provas... provas e mais provas... sem contar o santo estágio... aff é muita pressão e pouco tempo.

Contudo, como disse o Apostolo Paulo: "Quando sou fraco é que sou forte"! E que venho todas as barreiras que eu tô aki para superá-las.

A LUZ DA VITÓRIA SERÁ O MEU BRILHO!

Reunião da Coordenação da PJ Regional Leste 2

PELA VIDA DA JUVENTUDE EU LUTO!


Os (as) jovens da coordenação da pastoral da juventude do regional leste 2, estiveram reunid@s neste ultimo fim de semana (20 e 21 de novembro), no Centro Franciscano de Assistência Social na cidade de Betim, sendo esta a última reunião deste ano.

Nesta reunião contamos com a presença de 13 (Arqui) Dioceses.

Nossa foi um reunião com uma pauta muito extensa para ser cumprida, mas graças a Deus e a força de vontade e dedicação de cada um presente foi possível concluir a proposta, mesmo quase virando a noite (rsrs). Mas valeu a pena!

Quantos momentos partilhados, quanta experiências trocadas, quanta alegria em estarmos reunidos e reencontros grandes amig@s que parecem até ser velho amig@s.

Foram 2 dias de muito trabalho.

Nesta mesma data (20) celebramos o Dia da Consciência Negra, então fomos celebrar este momento juntamente a comunidade que nos acolheu. Foi Lindo!

Participamos então da Celebração Eucarística num rito Afro preparada com muita sabedoria pela comunidade, que comunidade viva! Nossa tinha uma ambientação perfeita, uma liturgia de fazer arrepiar, e a acolhida então que lindo!

A juventude quer viver ...

7º Seminário da Juventude

CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS !




Entre os dias 12 e 15 de novembro a cidade de Itabirito foi o palco para a realização do 7º Seminário da Juventude, que reuniu cerca de 200 pessoas vindas de diversas cidades da arquidiocese de Mariana. O evento, realizado pela Pastoral da Juventude (PJ), iniciou-se no dia 12 e prosseguiu até o dia 15 de novembro, oferecendo aos jovens espaços de formação, espiritualidade, reflexão e ação. O seminário foi inserido na programação da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens na arquidiocese, trazendo para discussão o tema Juventude e Vida e o lema “Chega de violência e extermínio de Jovens!”.

O primeiro dia de evento foi dedicado à acolhida e credenciamento dos participantes, realizados na paróquia São Sebastião. Na manhã de sábado os jovens se encontraram no Colégio Estadual Industrial, onde assistiram e debateram o filme brasileiro “Última parada 174”, que retrata a realidade de meninos de rua da cidade do Rio de Janeiro. O debate foi mediado por Felipe Freitas, presidente do Conselho Estadual da Juventude da Bahia e membro da coordenação nacional da PJ, que mostrou de forma muito clara que o observado nas telas do cinema não está distante da nossa realidade. A reflexão continuou à noite com a apresentação dos sinais de morte presentes nas regiões da arquidiocese de Mariana, onde os jovens usaram de sua criatividade para representar as situações de violência a que a juventude é exposta.
Para diversificar ainda mais as possibilidades de formação, durante a tarde de sábado e a manhã de domingo foram oferecidas 12 oficinas aos participantes. Vários temas foram abordados nas oficinas, tais como cultura, espiritualidade, participação social, metodologia pastoral, entre outros.
No domingo à tarde, realizou-se, pela primeira vez em um Seminário da Juventude, uma missão, com o objetivo de divulgar a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Os jovens se dividiram em pequenos grupos e passaram de casa em casa em três bairros da cidade explicando um pouco sobre essa campanha e convidando os moradores para participarem da noite cultural que aconteceu na Praça da Estação.
Na noite cultural foi feito o lançamento oficial da campanha em Itabirito e apresentados os sinais de vida da juventude. Destaque para o gesto concreto dos participantes do seminário, que confeccionaram 1.000 tsurus (pássaro de origami), simbolizando uma prece por paz e vida plena da juventude.
Na segunda pela manhã, após a oração inicial, avaliou-se em cada oficina a missão realizada no dia anterior e, em seguida, foi feita a partilha das discussões de cada grupo. Os jovens falaram sobre o medo e a insegurança, contaram experiências vividas na missão, as principais dificuldades encontradas e mostraram-se bastante felizes com a experiência missionária. A secretária nacional da PJ, Hildete Emanuele, ressaltou a importância da missão dentro do trabalho da PJ e falou um pouco sobre o trabalho dela na secretaria Nacional.
No fim da manhã, foi feito o encerramento oficial do 7º Seminário da Juventude com um gesto simbólico de colocar em um caixão aquilo que era uma violência contra a juventude, uma apresentação da oficina de Hip Hop, a oração final e, finalizando o seminário, o almoço.
Este seminário foi lindo! Quanto jovem que a serviço da contrução de um reino de PAZ, todos unidos num grito...
"Vamos juntos gritar, girar o mundo... chega de violência e extermínio de jovens...