sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cruz e Ícone da Jornada Mundial da Juventude são acolhidos na Arquidiocese de Mariana


jmj01m
Nesta segunda-feira, 21, a cidade de Barbacena (Região Mariana Sul) recebeu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina abençoada pelo Papa João Paulo II em 1984 e o ícone de Nossa Senhora.
Vindos da Diocese de Luz, os símbolos chegaram a Barbacena por volta das 14 horas e foram levados diretamente para a igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, que estava repleta de fiéis, inclusive um grande número de jovens e crianças, membros de pastorais e movimentos diversos, além de religiosos e religiosas consagrados, que fizeram vigília de oração diante dos símbolos até as 15h30.
Após a procissão de entrada dos símbolos, que foram carregados por seminaristas e vocacionados até a matriz saindo do Educandário dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, o padre Valter Magno de Carvalho, vigário episcopal da Região Mariana Sul, presidiu a liturgia de acolhida. Recebidos com muita emoção, fervor e piedade pelos fiéis presentes, os símbolos foram em seguida incensados.
Terminada a vigília na matriz de Nossa Senhora da Piedade, a Cruz e o ícone foram levados em procissão pelos jovens até a matriz de São Sebastião. Os jovens foram animados a rezar e a cantar pelo caminho, com a ajuda de um carro de som, de onde o padre Jamilson Inácio, pároco da paróquia de São Pedro naquela mesma cidade, e uma banda de música católica entusiasmavam os jovens.
A primeira parada da comitiva foi em frente à matriz de Nossa Senhora da Assunção, onde ouviram uma breve pregação conduzida pela jovem Pâmela Miranda, do grupo de jovens Manaim, que se reúne todas as semanas na paróquia do Bom Pastor, em Barbacena. Ela falou aos jovens sobre a importância de evangelizar os ambientes freqüentados por outros jovens, como as escolas, as faculdades e os clubes. Pâmela também lembrou que os cristãos são “cidadãos do Céu”, e estão como peregrinos estrangeiros nesta terra que devem transformar o mundo com a Boa Nova de Cristo e se prepararem com dedicação para entrarem na sua “Pátria definitiva”, que é o Reino de Deus. Ela também recomendou aos presentes que procurassem se aprofundar no conhecimento da doutrina cristã e lessem o YouCat, o catecismo para os jovens lançado pelo Papa Bento XVI na última Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Madrid em agosto deste ano. A procissão fez ainda outras duas paradas para momentos de pregação e oração, uma em frente ao colégio estadual . e outra em frente ao Hospital Ibiapaba.
“Este é um momento especial para a juventude de Barbacena e região porque esta visita dos símbolos da Jornada é uma ocasião de alegria e de incentivo para os jovens, para que se aprofundem mais na experiência de Deus, na amizade com Jesus Cristo, e queiram torná-Lo mais conhecido e amado.” Irmã Dircione
“Acho que este evento fortalece a fé e o dinamismo da juventude. Sou de Antônio Carlos [município vizinho a Barbacena] e vim com todo o pessoal EAC de lá para participarmos desta procissão e, se Deus quiser, vamos participar da Missa à noite.” Welyton Assis, 16 anos, participa do grupo EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo
“É um grande testemunho de fé dos jovens. A animação com a Jornada aqui no Brasil em 2013 tá arrastando a juventude.” Vanessa, 23 anos, participa do grupo Manaim e esteve na Jornada Mundial da Juventude em Madrid.
“Apesar de ser uma tarde de segunda-feira, muitos jovens e adolescentes compareceram para este evento de fé e nós vemos isso com grande esperança, uma vez que isto mostra que há jovens e adolescentes dispostos a seguir Jesus, a atuar ativamente na Igreja. Esta presença bonita deles aqui mostra que vale à pena investir na evangelização da juventude, pois eles são o futuro da Igreja.” Padre Valter Magno de Carvalho, vigário episcopal da Região Mariana Sul
“Eu sempre gostei de momentos de louvor como esse e estou achando muito bom estar aqui. Para mim, a Cruz e o ícone de N. Senhora são sinais de amor, de benção, de tudo de bom que Deus tem para nós.” Rosilene Patrícia Rodrigues, 15 anos, participa de um grupo de oração da Renovação Carismática Católica
“É muito legal que num evento como esse você possa encontrar jovens de diferentes movimentos católicos. Acho muito positivo que na Igreja haja várias maneiras de o jovem participar.” Adriano José Teixeira, 33 anos, confrade da Sociedade de São Vicente de Paulo.
“É muito animador perceber que ainda há jovens com bons valores, com fé, com esperança, com princípios cristãos que continuam fortes na juventude.” Fábio Oliveira, 22 anos, participa do movimento Universidades Renovadas, estuda no campus de Ouro Branco da Universidade Federal de São João Del Rey
A procissão chegou à matriz de São Sebastião por volta das 17 horas. Deste momento em diante seguiram-se as vigílias de oração conduzidas pela Pastoral da Juventude e pelos movimentos de jovens até o início da Missa com o Arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio Rocha às 19:30h. Nesta celebração, participaram representantes de várias paróquias e comunidades da Região Pastoral Mariana Sul e também das Regiões Centro e Oeste. O Arcebispo se mostrou muito animado durante sua palavra aos jovens, conclamando todos ao discipulado de Jesus Cristo e à Missão. Ao final da Missa, Dom Geraldo Lyrio Rocha concedeu uma entrevista coletiva à imprensa local.


cruz_jmj_barbacena2011_04Cruz segue para Ouro Branco
Encerrandas as celebrações na Região Mariana Sul, os símbolos seguem para a Região Mariana Oeste, onde os jovens da paróquia Sagrada Família, de Ouro Branco, se prontificaram a passar toda a madrugada em vigília. Desta maneira, todos poderão acompanhar e ver de perto estes símbolos que tanto significam para a juventude católica e para todos os fiéis.
Na paróquia Sagrada Família os momentos de oração terão início a partir da 1 hora, durante toda esta madrugada de segunda para terça-feira, encerrando esse momento com uma missa, às 6h30, que será presidida pelo pároco, padre Luciano Ferreira de Oliveira. Após a celebração, os símbolos seguem para a Região Norte, onde serão acolhidos nas cidades de Ouro Preto e Mariana.



Caetano Etrusco
Depois de ter passado pelas cidades de Barbacena e Ouro Branco, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora seguiram para a Região Mariana Norte, em Ouro Preto.
Na histórica cidade, os símbolos chegaram dentro do horário previsto, por volta das 10 horas, quando vários veículos já esperavam para seguir em carreata até a Praça da Rodoviária. De lá, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram levados pelos jovens, percorreram as ruas da cidade até a chegada na Praça Tiradentes, local em que foi realizado um momento de oração. Na Praça, o pároco da paróquia Nossa Senhora do Pilar e coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Marcelo Moreira Santiago, proferiu algumas palavras de saudação aos símbolos.
Ao entrar na Praça, carregando a Cruz sobre seus ombros, a jovem universitária Júlia Santana dos Santos, 20, contou o que estava sentindo naquele instante. “Este é um momento muito especial e inexplicável. Ele é único para Ouro Preto, para nós jovens, e sabemos que a Cruz é passageira, pois percorre o mundo inteiro”, comentou a aluna da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e também integrante do Grupo de Oração Universitário (GOU).
Igualmente emocionado estava o jovem Reinaldo Sebastião da Silva, 25, que carregava o Ícone de Nossa Senhora. “Pra mim é muito importante caminhar não só com o Ícone, mas com Cristo e com Maria que são sinais vivos e presentes pra esse mundo tão degradado pela violência, principalmente para juventude tão desesperançosa. Um pouco mais de paz e esperança para nossa juventude, é isso que eu peço a Nossa Senhora e a seu filho Jesus”, disse o paroquiano da paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Congonhas, Região Mariana Oeste.
Neste momento, os paroquianos do distrito de Mariana, Passagem de Mariana, da paróquia Nossa Senhora da Glória, aguardavam ansiosos a chegada da Cruz na Igreja Matriz. No início desta tarde, por volta das 13h30, a sirene do caminhão do Corpo de Bombeiros anunciava a aproximação dos símbolos, deixando animados os fiéis, jovens, crianças e adultos que lotavam a igreja.
Com a palavra, o pároco, padre José Geraldo de Oliveira, saudou a chegada destes símbolos explicando aos fiéis a origem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, passando a palavra para o assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude (PJ), padre Wander Torres Costa, que também teve a oportunidade de contar um pouco da história da Cruz Peregrina em Ouro Preto.
Por lá, os símbolos seguiram em caminhada até a Mina de Passagem, sendo novamente colocados no caminhão do Corpo de Bombeiros, e levados à Praça São Pedro, em Mariana, onde um grande número de jovens, seminaristas, sacerdotes, paroquianos e alunos de algumas escolas do município aguardavam para dar início ao momento de oração diante dos símbolos.


jmj_mariana09
Empolgante, maravilhoso, emocionante, divino, abençoado, estes foram alguns dos adjetivos que mais podiam ser ouvidos durante o encerramento das atividades da passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora pela Arquidiocese de Mariana após a missa de encerramento na noite desta terça-feira, 22, na Catedral da Sé, em Mariana.
jmj_mariana08Completamente tomada pelos fiéis, sobretudo, em grande número pelos jovens, a Celebração Eucarística que coroou este histórico momento para a Arquidiocese foi marcado por vários instantes de fortes emoções. Nem a chuva que impediu a realização do evento na Praça da Sé desanimou os grupos que esperavam ansiosos por esse momento. Pelo contrário, a transferência da celebração para dentro da Catedral fez com que o calor humano se somasse à fé dos cristãos que cantavam e rezavam fervorosamente regidos pela animação do vigário episcopal da Região Norte, padre José Eudes do Nascimento. Atitude esta que pôde ter sido presenciada ao longo de toda a celebração.
Tal manifestação contagiava de forma positiva não apenas a assembleia, mas também os sacerdotes, seminaristas e demais celebrantes que acompanhavam a missa, assim como o presidente da celebração, o arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que manifestava claramente sua gratidão e felicidade em poder vivenciar esse momento diante do seu povo. “É assim que queremos acolher as jovens e os jovens que aqui se congregam nesse momento em que recebemos a Cruz e o Ícone, símbolos que vão agrupando jovens pelo mundo inteiro e no Brasil, nesta longa preparação para a realização da Próxima Jornada Mundial da Juventude”, comentou o arcebispo.
Antes da missa, que teve início às 18h50, os símbolos da JMJ haviam sido introduzidos na primaz cidade histórica de Minas Gerais, Mariana, no meio da tarde, sendo recebidos por diversos jovens na Praça São Pedro. De lá, partiram em caminhada pelas históricas ruas do município em direção à Praça Gomes Freire. Em seguida, foram encaminhados para a Catedral da Sé, local da celebração de encerramento que marcava a passagem dos símbolos pela Arquidiocese.
“Quando a gente olha para a cruz a gente logo se lembra de dor, sofrimento, morte. Mas também a cruz é um símbolo de esperança, conforto de vida e ressurreição, jmj_mariana07porque na cruz Jesus vence todos os inimigos e até a própria morte. Cruz, sinal de vida e sinal de morte, é o que nós relembramos na Eucaristia: mistério da morte e ressurreição de Jesus, mas nós queremos associar a morte de Cristo, os sofrimentos, à paixão à morte de todos os seres humanos, especialmente dos jovens. Quantos jovens morrendo no vigor da idade por causa das drogas, dos acidentes, das guerras, da violência, a matança e extermínio de jovens. Mas também queremos associar a ressurreição de Jesus nossa esperanças, alegrias, a vibração da juventude, o entusiasmo, o vigor, para que assim associados a Cristo em sua morte possamos também ser associados a ele na vitória da ressurreição”, disse dom Geraldo durante a celebração.
O arcebispo, ao longo de sua reflexão dizia do amor de Nossa Senhora para com seu filho Jesus, fonte de inspiração para os cristãos. “Nossa Senhora, aos pés da cruz ela se tornou nossa mãe, mãe de toda a humanidade e dos discípulos(as) de Jesus Cristo. Acompanhou seu filho ao longo de toda vida, inclusive no momento supremo da cruz quando ele entregava sua vida pela redenção da humanidade. Jesus nos deu Maria para ser nossa mãe”.
Já no final da missa, houve a entrada da Cruz Arquidiocesana e do Ícone de Nossa Senhora. Ambos se tratam de uma réplica que percorrerão todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana até a realização da 38ª Jornada Mundial da Juventude que será realizada em 2013 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Assim, dom Geraldo abençoou os dois símbolos que serão levados aos 79 municípios que compõem a Arquidiocese. “Que assim possamos viver de forma muito intensa a preparação para a Jornada Mundial da Juventude. E, mais do que isso, que nossa Igreja possa dar maior apoio à juventude, e de modo muito especial, para a Pastoral da Juventude (PJ) e aos movimentos juvenis de nossa Arquidiocese”, concluiu.
jmj_mariana061Entoando o refrão “no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”, a multidão ressoava fortemente o canto enquanto os símbolos percorriam o corredor central da igreja sendo levados ao altar montado especialmente pra eles na Praça da Sé. Lá, a juventude acompanhou o show da Banda Dominus (Belo Horizonte) que encerrou as atividades que cercaram a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude pela Arquidiocese de Mariana, regados com muita festa e alegria.
Os símbolos foram levados para a Diocese de Caratinga ao final das atividades e ainda permanecem na Província Eclesiástica de Mariana até o próximo dia 25, percorrendo as Dioceses de Governador Valadares e Itabira/Coronel Fabriciano, respectivamente. De lá seguem para a Diocese de Leopoldina (MG), na Província de Juiz de Fora.

Fonte: Arquidiocese de Mariana






Nenhum comentário:

Postar um comentário