quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Para redução da Maioridade Penal eu digo NÂO!

O Conselho Municipal da Juventude de Ouro Preto em parceria com o Conselho da Criança, realizaram no dia 11 de agosto uma discussão a respeito da redução da maioridade.
Contamos a presença do Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB Pe Wander Torres e do Advogado e um dos responsáveis pelo projeto de internação em regime semi aberto para adolescentes infratores de Minas José Xavier.

Essa discussão teve como principal objetivo levar as pessoas a refletirem e chegarem a uma conclusão de que a redução não é a melhor solução para combater a violência, levando em consideração a caminho histórico e o contexto social atual.

Jovens da Pastoral da Juventude marcaram presença, lembrando que essa é uma bandeira de luta da PJ, e com muita firmeza e sabedoria afirmaram ser contra a redução, "pois somos a favor da vida e lutamos pelo direito da juventude".

Infelizmente ninguém do poder legislativo nem do judiciário compareceram ao evento, os conselhos e todos os presentes demonstaram indignação para com essas pessoas, sendo assim é importante ressaltar que estes foram convidados com antecedêcia e atravez de documento formal.

"Precisamos escolher melhor nossos vereadores, pois se eles não representam o povo estão no lugar errado e nós temos o poder de colocá-lo e também de tirá-los, pois somos nós quem pagamos o salários deles".

"Quanto ao poder judiciario, fica dificil até comentar pois a falta de interesse deste é algo assustador".

Fatos como este é uma vergonha para o municipio, pois deveria partir destes a iniciativa para uma discussão neste perfil.

Mesmo com o descaso destas partes, a discussão foi otima, foi conduzida de forma muita dinâmica pelo Pe Wander e o José Xavier, ambos eram contra a redução assim com os Conselhos, e como respeitamos a opinião do outros todos eram convidados a expor seus pontos de vista, sendo este a favor ou contra a redução.


Contamos também com a brilhante apresentação das adolescentes da "Companhia Teatral Andanças", que troxeram o tema: Alforria no Brasil.

Para a REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, EU DIGO NÃO!

A luta continua....

3 comentários:

  1. ...e para o aumento dos estupros, homicídios, tráfico de drogas e armas por parte de menores? Você diz sim? Pense. Abra a sua mente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem, Bruna... E pela iniciativa do do Conselho também.
    Aproveito para comentar o comentário do Antonius, dizendo que todos nós precisamos refletir, inclusive ele! Reduzir a maioridade irá conter esse aumento (que nem sei se é fundamentado) de infrações por parte dos menores? Ou seria melhor educação e oportunidades o que a sociedade deveria oferecer? E para os infratores, será que o sistema penitenciário que nós temos hoje no Brasil é uma solução? Ou será que não poderíamos investir num sistema que busque a reintegração, e não a criminilazição??? O ECA traz boas opçõe para isso, mas infelizmente certas coisas não saem do papel... E aí a solução mais fácil pra todo mundo parece ser trancafiar os nossos jovens (e adultos também) como animais...
    Temos que pensar em várias coisas... Imediatismo pra uma questão complexa como essa não parece ser uma boa opção...

    PARA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL EU DIGO NÃO!

    ResponderExcluir