quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PARTILHANDO....


Desde de 2004 faço parte da grande família Pastoral da Juventude. Faço parte do Grupo de Jovens “JIM” (Jovens Iniciantes do Mundo) atuante na Cidade de Ouro Preto, Arquidiocese de Mariana.
Estes 5 anos de caminhada na Pastoral da Juventude foram de extrema importância para a construção da minha identidade, porque a PJ é um espaço onde o jovem fala e é ouvido, é um espaço onde o processo de ensino e aprendizagem se faz presente de forma dinâmica e encantadora, pois partilhamos a nossa vida, construímos grandes e verdadeiras amizades, onde nos sentimos acolhidos e percebemos que os sonhos são possíveis. A PJ nos ensina um novo olhar sobre a vida, um olhar caridoso e crítico que nos faz perceber a importância de lutar sempre em favor da vida, em especial dos mais empobrecidos e daqueles que se encontram à margem da sociedade, lembrando que a vida é um dom com o qual Deus nos presenteou.
A PJ alimenta cada jovem com a palavra de Deus, sendo o evangelho o grande emissor de energia que faz com que nunca percamos o animo de lutar por uma sociedade mais justa e fraterna, reconhecemos a importância da fé e da ação, lembrando sempre do que disse o Apóstolo Paulo “A fé sem obras é morta”, e a partir dessa reflexão e a vivência pastoral seguimos passo a passo na construção da civilização do amor.
A Pastoral da Juventude nos da pistas e nos lança na militância, nos mostra que devemos lutar por políticas públicas em especial para nossa linda juventude, pois enfatiza a importância do Protagonismo Juvenil.
É algo tão diferente que quando nos damos conta já estamos envolvidos com a causa, assim aconteceu comigo, comecei procurando saber quais a políticas públicas existentes no município para a juventude, e quando percebi já estava envolvida de coração, e inicie juntamente a outros pjoteiros e amigos a luta pela implantação do Conselho de Juventude, nossa que luta! Quantas indagações! Foi preciso falar alto! Não foi fácil, mas, conseguimos, organizamos a nossa I Conferência de Juventude e a Juventude elegeu o conselho, fui então eleita Presidente do Conselho Municipal da Juventude na Cidade de Ouro Preto onde estou exercendo o mandato juntamente a outros jovens na luta pelos direitos da juventude. Estamos caminhando a curtos passos, pois, fazer parte de um Conselho não é uma tarefa fácil, pois muitas vezes “remamos contra a maré”, pois ainda nos dias atuais o jovem não é reconhecido como sujeito, por isso nos mantemos firmes na luta e a cada dia com o nosso jeito jovem de ser estamos ocupando de forma democrática o nosso espaço na sociedade.
Pois, a juventude quer viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário