quinta-feira, 31 de março de 2011

Assessoria Nacional da Pastoral da Juventude realiza cadastramento de assessores/as de jovens

Comissão Nacional de Assessores / as da Pastoral da Juventude

Com objetivo de “identificar e capacitar pessoas, maduras na fé, chamadas por Deus para exercerem o ministério da assessoria e que estejam dispostas a servirem, com sua experiência e conhecimento, a partilha da descoberta de Cristo e seu projeto” (Doc. 85/CNBB - n. 203), a Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude, lançou há pouco mais de um mês, o cadastramento nacional de assessores/as de juventude.

A proposta é fortalecer a ação do acompanhamento à juventude no Brasil, inspirando-se no chamado de Jesus a caminhar com Ele no anúncio do Reino, indo ao encontro de tantos/as jovens.

Já foram cadastrados 600 assessores de todo o território nacional, com um vasto perfil de trabalho com a juventude. Destacam-se alguns elementos, como:

1 - Em relação aos regionais: 18% Regional Sul 1 (SP), 12% Regional Leste 2 (MG e ES), 10% Regional Sul 3, 9% Regional Sul 2 (PR) e 8% Regional Centro-Oeste (DF, GO, TO e parte do MT).

2 - Cerca de 27% dos entrevistados assessoram grupos de jovens e 23% são assessores/as em âmbito diocesano. Interessante apontar que este item indica um número considerado de assessores/as que estão ligados às bases, acompanhando diretamente os/as jovens.

3 - Quando perguntados em relação às pastorais ou movimentos que acompanham e participam, os mais citados foram: Pastoral da Juventude (79%), Pastoral Litúrgica, Pastoral Vocacional e CEBs (15% cada uma), Pastorais Sociais (9%), Movimento Fé e Política (8%) e RCC (7%). Neste item da pesquisa os participantes poderiam escolher mais de uma opção.

4 – Os dados mostram que os assessores não estão há muito tempo nesse serviço. Cerca de 40% exercem esse serviço entre 1 a 2 anos, outros 35% colaboram no acompanhamento de 2 a 5 anos e apenas 25% estão na assessoria juvenil entre 5, 10 ou mais anos.

5 – Outro dado interessante é a riqueza do estado religioso dos/as acompanhantes cadastrados. Entre os que responderam até o momento, 69% são leigos/as, 18% religiosos/as e 7% padres diocesanos.

6 – Finalizando, a escolaridade destaca-se pelo fato de 27% cursarem ou já possuírem pós-graduação, mestrado ou doutorado; outros 53% estão na graduação ou já a concluíram e ainda 20% cursam ou já concluíram o Ensino Médio.

A Pastoral da Juventude está imensamente feliz pelo excelente êxito do trabalho realizado com este mapeamento de assessores/as. A proposta é que o mesmo seja realizado ao longo dos próximos meses. A meta é mapear o maior número possível de assessores/as de juventude até o final do primeiro semestre. Após esta etapa será feito um estudo com o material da pesquisa, analisando o perfil de assessoria juvenil no Brasil e potencializando uma rede de assessores para fortalecer a ação evangelizadora da juventude no Brasil.

Caso queira colaborar na divulgação ou preenchimento do mapeamento, basta acessar o site da Pastoral da Juventude Nacional, por meio do link: www.pj.org.br.

Para acessar o formulário, clique no link: http://goo.gl/0QQHI e preencha-o. É simples, rápido e contribuirá muito no processo de evangelização da juventude.

Joaquim Alberto Andrade Silva

Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude – CNAPJ

Fonte: http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=742

Nenhum comentário:

Postar um comentário