terça-feira, 19 de julho de 2011

Romaria dos Mártires da Caminhada 2011: Ribeirão Cascalheira - MT

“Não é uma festividade, não é um show. 
É uma memória martirial”,
 (Dom Pedro Casaldáliga)


"O sangue do mártir derramado retorna a nossa veia e nos fortalece na missão, de defender e gerar vida."



"Quem luta, não morre de braços cruzados". 




Estar na Romaria dos Mártires da Caminhada na Prelazia de São Félix do Araguaia , em Ribeirão Cascalheira no Estado do Mato Grosso é reviver em tempo real a verdadeira história do nosso povo brasileiro.




Os Mártires da Caminhada  foram pessoas que em vida buscaram incessantemente a construção do mundo justo, defendo com muito ardor a VIDA, sobretudo dos mais empobrecidos, sendo o índio, a mulher, o jovem, o negro, os sem terra, dentre outros... Pessoas que entregaram sua vida pela causa e derramaram seu sangue pela justiça e pela libertação do povo. Pessoas que são exemplo de vida, de dignidade e de luta.


Essa Romaria é organizada desde 1986 para celebrar a memória dos mártires, em especial a do padre João Bosco Burnier. Em 1976, ao tentar fazer com que policiais militares dessem fim a uma sessão de tortura contra duas mulheres da comunidade, acabou assassinado.



Os povos indígenas, junto em defesa da vida...


"Talvez isso quer dizer AMOR, estrada de fazer o SONHO acontecer..."


Encontrar e/ou Reecontrar amig@s e companheir@s de caminhada nestes espaços, é sempre muito animador. Pois temos a certeza da nosso luta coletiva em defesa da vida, neste caso falando de forma muito especial da juventude pejoteira de todo o nosso  Brasil, que com seu dinamismo, ardor missionário e amor a causa estiveram presente de forma muita intensa e expressiva.





Assim, é importante ressaltar que essa caminhada contou com a participação efetiva de 5 mil pessoas, sendo a maior parte brasileir@s militantes em defesa da vida, e também registraram a presença de pessoas de outros países da América Latina e da Europa.




Outras coisa que me chamou a atenção, foi  a presença de Dom Pedro Casadáliga, mesmo com algumas delimitações referente a saúde, se fez presente na luta, debaixo de sol, pois este é um exemplo de um Cristo libertação no meio do povo, pois é exemplo vivo de opção pelo pobres, este que fez e faz de sua vida, vida doada pela cauda, vida pela vida, vida pelo reino, sendo chamado pelo povo de Pedro, amigo, companheiro, cumpadre e irmão. DOM PEDRO, PRESENÇA DO DEUS VIVO NA COMUNIDADE.




"É VIDA QUE AMAMOS & BUSCAMOS"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário