quinta-feira, 22 de março de 2012

Economia Verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da extrema pobreza”. RIO + 20


Marcado para junho de 2012, o Rio + 20 será uma conferência realizado no Rio de Janeiro que tem o objetivo de discutir sobre o meio ambiente, a economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável. Entretanto uma das preocupações é que o evento seja apenas um simples balanço, pois não tem caráter deliberativo, não representando avanços significativos na busca pela sustentabilidade no planeta. 
Já pensando desta possibilidade, ONGs, movimentos sociais e empresariais já se mobilizam para pressionar e propor pautas de políticas públicas aos governos com o objetivo do Rio+20 possa resultar em ações efetivas. Também está em curso a elaboração de uma agenda de eventos extraoficiais que antecederão o evento oficial.
O centro das discussões é o tema “Economia Verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da extrema pobreza”. 

Além desses debates a Rio+20 será palco para e avaliação os resultados práticos de importantes documentos gestados a partir da ECO 92, como a Agenda 21, as Convenções sobre Mudança do Clima e a Diversidade Biológica, a Declaração de Princípios sobre as Florestas, de Combate à Desertificação, entre outros que foram elaborados posteriormente, como a Carta da Terra, em 2000.

2012 será o ano dos movimentos ambientais e sociais, isso sem falar que será ano de eleição em alguns paises. Outra frente da sociedade civil rumo à Rio+20 se dará no âmbito do Fórum Social Mundial (FSM). O FSM ocorrerá entre 27 e 31 de janeiro de 2012, esta data pode mudar, a edição internacional terá como principal pauta a temática ambiental, voltada à conferência. Em alguns países importantes como EUA, Alemanha e França, isso prejudica decisões. Talvez essas nações não queiram assumir alguns compromissos, que podem comprometer os resultados nas urnas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário