domingo, 2 de setembro de 2012

Seminários municipais preparam a população para o Grito dos Excluídos e a 5ª Semana Social Brasileira



Por iniciativa da Igreja Católica, com o apoio da Dimensão Sociopolítica, em função da realização do Grito dos Excluídos visando a 5ª Semana Social Brasileira, a Região Mariana Norte vem realizando encontros de sensibilização nas cidades em prol destes dois eventos. Na noite desta terça-feira, 21, mais de 70 pessoas, representantes de diversos seguimentos da sociedade, participaram do evento na cidade de Mariana, no Centro de Convenções.
Com assessoria do padre Marcelo Moreira Santiago, coordenador arquidiocesano de pastoral, Mariana foi a segunda cidade, entre os seis municípios pertencentes a esta Região Pastoral, a acolher este momento de reflexão. O primeiro deles aconteceu na cidade de Ouro Preto, na última segunda-feira, 20.
Segundo padre Marcelo, estes encontros, uma espécie de seminário preparatório, têm como objetivo ser um ambiente de discussão e debate democrático, com a intenção de clarear as ideias propostas pelo Grito dos Excluídos e da 5ª Semana Social Brasileira, que este ano discutem temática similar: o Estado que queremos, ou ainda, “Estado para quem e para quê?”. O coordenador ressalta que uma das intenções da Semana é ser espaço de participação, refletindo o papel do Estado brasileiro, conscientizando principalmente os cristãos.
Para isso, encontros como estes são importantes. “Esse é um primeiro momento, uma espécie de aperitivo em preparação rumo à 5ª Semana Social Brasileira”, recordou padre Marcelo enfatizando a mobilização e participação dos cidadãos, inicialmente, no Grito dos Excluídos, no próximo dia 7 de setembro, em Congonhas. Convite este que foi reforçado pela representante da Pastoral da Juventude arquidiocesana, Bruna Monalisa.
Na programação, as próximas cidades a receber esta mobilização são: Barão de Cocais e Cachoeira do Campo (igreja Mercês), nesta quarta-feira (22); Itabirito (Centro de Pastoral) e Passagem de Mariana (no Salão Paroquial), dia 23; e no dia 30, em Santa Bárbara e Catas Altas. Sempre às 19 horas.
Participaram da reunião candidatos ao pleito municipal, representantes das comunidades paroquiais, das escolas, igrejas, movimentos sociais e pastorais (Dízimo, PJ, Familiar, Sóciotransformadora, Acolhida, Carcerária), imprensa e diversos outros seguimentos da sociedade civil.
Deste encontro foi constituída uma equipe representativa que irá se somar aos demais grupos provenientes das outras cidades com o intuito de levar adiante este debate. Além disso, os presentes saíram com três importantes passos. O primeiro deles, mobilizar um número satisfatório de pessoas do município que possam participar ativamente do próximo Grito dos Excluídos, em Congonhas. Em segundo, garantir que estas pessoas estejam bem informadas de sua representação no evento do dia 7 de setembro. E, por último, fazer com que outros momentos como esse aconteçam, em preparação à 5ª Semana, para que a participação da população seja consciente durante as atividades desta Semana que tem data para ser realizada de 22 a 25 de maio de 2013.
Confira, na íntegra, o material apresentado pelo padre Marcelo Santiago durante o seminário em Mariana. Clique aqui.
Semanas Sociais
As Semanas Sociais têm desempenhado um papel significativo na ação evangelizadora da Igreja. Assim como as pastorais sociais, contribuem para intensificar a presença pública da Igreja objetivando a transformação da sociedade.
O campo de reflexão das Semanas Sociais tem um recorte necessário: a participação dos cristãos nas decisões sobre os rumos da sociedade brasileira. Contribuem de forma eficaz para assegurar a presença da Igreja na realidade sócio/política/econômica em vista da construção do bem comum.
O conteúdo proposto para a 5ª Semana Social tem como tema gerador “Bem Viver. Caminho para nova sociedade com novo Estado”. A ideia central é discutir o “Estado que queremos” ou ainda “estado para quem e para quê?”.
A justificativa da opção por esse tema deve-se ao fato de que, ao longo das últimas décadas, o movimento social empreendeu várias iniciativas na perspectiva de democratizar o Estado brasileiro. Lutou-se contra o Estado autoritário, posteriormente por um Estado que incorporasse as demandas populares – processo constituinte – e, recentemente, início desse milênio, empenhou-se no processo eleitoral pela constituição de um governo popular em que o estado fosse subordinado à sociedade e, sobretudo, a serviço dos mais pobres.
A 5ª Semana tem como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspectiva crítica e propositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também na ousadia de propor outros caminhos.
22 agosto, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário