quinta-feira, 19 de março de 2015

Minério vai, Pobreza fica.


Por um Marco Regulatório da Mineração que seja coerente com a realidade de EXPLORAÇÃO de empresas privada de um BEM que é PÚBLICO.

Essa exploração vem causando impactos irreparáveis de ordem ambiental e social. 
Os municípios e regiões próximas as unidades de exploração sofrem...  seja com o aumento da criminalidade nos seus diversos aspectos, seja, na deformação do patrimônio paisagístico natural.

Para quem não se lembra, a Privatização de uma das maiores empresas de Mineração do Mundo, aconteceu em 1997, data que o Brasil foi roubado pelos capitalistas e vendido conscientemente a "preço de banana" pelo governo da época.

O Marco Regulatório, que está em processo de elaboração e passeando pelas mãos ou guardados  nas gavetas de ouro dos "senhores feudais",  no congresso nacional, precisa sair de lá e ser apresentado ao povo, visto que estamos num "País Democrático".

A aprovação do Novo Marco Regulatório da Mineração é urgente e necessário, mas deve servir ao povo e não a ordem do capital, por isso exige cuidado, atenção e análise crítica do que está por vir... 

Exigir 10% da sua receita para ser revestido em políticas públicas para o povo é valor mínimo....
Aprovar o Marco onde os Royalties não atinga minimamente estes 10%, o que eu acredito que poderia ser bem mais, é desrespeitar o povo e fortalecer a ordem do capital, esta que fundamenta-se no lucro e na mais valia.


Os impostos pagos (Royalties) pelas empresas mineradoras hoje, não equivalem a 3% do seu lucro líquido, este que é fruto da exploração do trabalho e etc... O debate a cerca desta realidade, assim como tantas outras que envolvem a vida humana é necessária. Não podemos nos calar diante das situações que geram morte.

A luta é em defesa da vida, é pela distribuição da riqueza do bem coletivo.

O documentário ajuda a compreendermos melhor a realidade.
Invista seu tempo e assista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário