sexta-feira, 6 de março de 2015

MULHER, PRESENÇA FORTE NA DEFESA DA VIDA



O DIA 8 DE MARÇO é dedicado à comemoração do DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Esta data foi escolhida por simbolizar alguns movimentos fortes e corajosos de reivindicações políticas, civis e trabalhistas diante da realidade de perseguição, exploração e opressão sofrida pela mulher, nos diversos cantos do mundo, ao longo da história.

Atualmente, este dia simboliza a dura luta em busca da igualdade de gênero, impedindo que as diferenças biológicas sirvam de pretextos para colocar a mulher em situação de inferioridade, vista, com discriminação, como sexo frágil, como um ser limitado, alguém a ser dominada ou escravizada pelo homem.





Mais do que receber presentes, a mulher quer ser compreendida e respeitada como SUJEITO DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E PORTADORA DE DIREITOS. Infelizmente, a cada momento uma mulher é violentada de diversas formas: estuprada, reprimida, humilhada, vítima de toda forma de assédios e, muitas vezes, assassinada cruelmente sem nenhuma possibilidade de defesa.

Sete anos depois da Lei Maria da Penha, criada para coibir humilhações, espancamentos e assassinatos, uma mulher morre de causas violentas a cada hora e meia no país. Em Minas Gerais, são registradas em torno de 6 mortes a cada 100 mil mulheres.

Mas o DIA DA MULHER é também para celebrar lutas e conquistas, sobretudo em ordem aos direitos humanos, sociais e culturais.  Uma história bonita, de outro mundo possível, vai sendo construída, apesar dos muitos desafios.

Nesta data, nossa Arquidiocese de Mariana faz realizar, pela primeira vez, um grande encontro, com mais de 200 mulheres do campo e da cidade, em Barbacena, para partilhar suas muitas lutas, conquistas e desafios.



A mulher traz, em sua essência, a defesa da vida, a sensibilidade em lutar pela justiça social e promover a fraternidade, na família, na comunidade, na igreja, nos locais de trabalho, enfim onde elas conseguem expressar seus valores e sentimentos.
De muitos modos, ela assume ações concretas e atitudes firmes na defesa da dignidade daqueles que estão à sua volta, apesar dos poucos espaços de participação na vida política do país e nos setores de poder da sociedade, ou mesmo pelo silêncio imposto por vários tipos de violência do machismo que rouba a sua dignidade.

Reunidos em Barbacena, para celebrar esta data, saudamos e agradecemos a você Mulher – presença que faz a diferença na família, na Igreja e na sociedade. Vocês são guerreiras, empunhando como armas: o amor, o carinho, a dedicação, o sacrifício, a alegria de servir, a solidariedade e a força diante do sofrimento, o encantamento que faz a vida ser melhor no planeta.



Também não nos esquecemos de tantos homens, parceiros na luta por dignidade e vida para todos. Mulher e homem, Deus os fez com a mesma dignidade para a harmonia, a felicidade e a paz.

Convocamos todas as mulheres para que se fortaleçam na luta e na alegria de Ser Mulher com a ousadia e coragem de quem aprende com Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, a dizer SIM ao chamado e a missão que lhes é confiada, a serviço da vida e da esperança.

“Para mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participem com coragem, sem medo de Ser Mulher”. Felicidades hoje e sempre, parabéns Mulher pelo seu dia.




Grande abraço da Comissão Pró-Encontro Arquidiocesano de Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário