sábado, 24 de dezembro de 2016

ENTRE O MENINO JESUS & O PAPAI NOEL


Ao longo deste período que nos preparamos para vivenciar o Natal, somos provocadxs a repensar o verdadeiro sentido de celebrar esta data.

Tem-se como centralidade o nascimento de um ser que vem ao mundo com uma grande missão e responsabilidade:  a de salvar a humanidade e a de semear amor ente os povos, compreendendo e respeitando as diversidades.

Neste sentido, podemos entender que o espírito de Natal se manifesta no seio da nossa família, mas também no seio da casa comum.

Então vivenciar o Natal, refletindo a imagem e o exemplo do Menino Jesus não é uma tarefa  fácil. Uma vez que Jesus, amou sem medida, praticou o perdão e a justiça sem medo.

E se Jesus estivesse hoje aqui? Por onde ele caminharia? Onde seria sua  ceia?

Caminharia pelos presídios  e pelas periferias, daria atenção aos leprosos e excluídos deste tempo. Impediria qualquer forma de violência contra os pobres, os homossexuais, as mulheres, os negrxs e as pessoas com deficiência. Não permitiria manifestações de intolerância, que ceifam vidas, promovem guerras e mancha de sangue nosso solo e nossas praças. Sua ceia seria entre os oprimidos, entre os que clamam por amor, entre os invisíveis da sociedade.

Estaria ele, o Menino Jesus, partilhando a vida e o amor com os favelados, os sem teto, os sem terra e os sem família. Estaria ele, entre os pobres e marginalizados, entre os excluídos por uma sociedade hipócrita, desumana e egoísta que esqueceu o sentido de viver em comunidade.

Estaria também com sua Amada Família, reunido em volta da mesa, sorrindo, cantando e dançando, partilhando com a alegria o pão da vida e o pão da unidade, feliz por estar em família, mas talvez inquieto por saber que em muitos lares falta o pão e também o amor.

E o Papai Noel, aquele velhinho branco, barbudo, gordinho e carismático, por onde caminharia?

O Papai Noel caminharia, consideravelmente,  no sentido oposto ao Menino Jesus.
Estaria nos grandes centros urbanos, nos shopping centers e seu diálogo seria com as pessoas mais abastadas da sociedade, visto que potencialmente, são estas que tem maior acesso ao mercado excludente de consumo.

Sua caminhada seria  por onde reina a fatura, mas que por vezes,  por falta de tempo o amor, carinho e atenção são se fazem presentes. Pois o Papai Noel não tem a missão de amar e respeitar o próximo e suas diversidades, como o Menino Jesus, sua missão é estar a serviço do capital financeiro, mercantilizando a alegria e o sentido do natal.

Para o Papai Noel, não faz sentido andar pelas favelas e periferias, não faz sentido dialogar com os excluídos e muito menos sentar-se junto aos pobres e os marginalizados, pois ele se dispôs a fazer o caminho contrario alimentado por uma realidade social que tem como fio condutor o poder de compra e a alegria materializada em bens de consumo.

E nós, de que lado nos colocamos a caminhar? Qual exemplo optamos seguir?

Tenho esperança, que nossa opção seja o caminho realizado pelo Menino Jesus, visto que ele chega em espaços onde o Papai Noel não chega, e que sua missão possa ser também a nossa, de amar, servir e perdoar!

Que nós sejamos presentes diário na vida uns dos outros, fazendo com que o espírito natalino, inspirado na vida do Menino Jesus esteja presente em nossas relações ao longo dos 365 dias do ano.

Que a esperança, a sabedoria, o discernimento e a ousadia do Menino Jesus seja nossa inspiração para que possamos edificar uma sociedade mais justa e fraterna, onde o amor e o perdão sejam nossos principais aliados.

Feliz Natal !!!
Que seja tempo de amar e perdoar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário