segunda-feira, 18 de março de 2013

JUVENTUDE: LUZ NO MUNDO




Juventude é sinônimo de alegria, emoção, ousadia e superação.

Relembrando a trajetória do Jovem Jesus, podemos identificar pontos de convergência com a realidade da juventude contemporânea, num sinal de que Jesus se faz verdadeiramente presente, sobretudo no Jovem que sofre!

A vida de Jesus foi marcada por grandes momentos de alegrias e desafios, assim como a vida de cada um e cada uma de nós.  No entanto Jesus superou os desafios, os medos e com ousadia venceu as trevas e se tornou a luz e a salvação do mundo! Numa atitude de compromisso e amor à humanidade.
Sua opção em defender e proclamar a vida, a liberdade e a esperança, com especial atenção aos mais empobrecidos causou indignação em muitos corações que ardiam em ódio, ganância e busca insaciável pelo poder.

A maldade criada pelos homens foi apresentada a Jesus de forma plena ao longo da sua história, sobretudo quando lhe foi entregue a grande e pesada cruz, instrumento de seu martírio.

Nessa dura caminhada, Jesus foi sábio e forte. Como sempre! Pois seu coração estava cheio de amor! Pelo caminho não esteve sozinho! Por muitas vezes fora tentado. Os malfeitores queriam apagar a sua luz! Mas Jesus foi perseverante até o fim.

Então... Sua luz brilhou e fez clarear o mundo!
Mesmo custando sua própria vida, Jesus não hesitou em tornar-se luz.

E hoje? Onde está Jesus?
Jesus está vivo! Venceu a Morte e Ressuscitou!
E se faz presente em cada jovem, que vive a alegria e os desafios deste tempo. Buscando em meios às dificuldades ser Luz no mundo.

Ser como o jovem Jesus no século XXI não é uma tarefa fácil, são muitos os ventos tentando apagar a chama do amor e da esperança no coração juvenil! 

É a própria cruz, que hoje se apresenta de várias formas, como a violência, as drogas, o consumismo, o egoísmo e a exclusão.  Elementos que sustentam a atual estrutura social.

Mas a esperança juvenil é maior, é inspirada na esperança de Jesus! Ela nos faz acreditar e edificar um outro mundo possível. Sendo jovens inseridos no mundo, carregando a sua cruz, vencendo os medos, organizando-se em grupos, semelhantes aos dos doze discípulos, onde a alegria e o desejo de viver supera o peso da cruz, a maldade humana e mantem acesa a chama da luta, da libertação, da busca pelo bem viver.

Na certeza de que ser luz em meio as trevas, é combater as mazelas do mundo pisando no chão da realidade, amando e respeitando o próximo, compreendendo a beleza da diversidade étnica, racial e de gênero. É combater com bravura e união todas as formas desiguais que ceifam vidas.

Ser luz no mundo, é ser mais gente! É amar sem medidas! É ouvir os injustiçados, é não se omitir perante aos poderosos! É manter em punho a bandeira em defesa da vida! É acreditar verdadeiramente no jovem, respeitando seu estilo de vida, sendo para ele um amigo que o escuta, um abraço que o acolhe, uma mão que o acompanha, uma voz que o orienta. 

Assim como comunidade cristã, somos convidados a assumir o compromisso em defesa da vida da juventude. Somos convocados a abraçar o Lema da Campanha da Fraternidade 2013. “Eis me aqui, Envia-me!” em consonância com o Tema da Jornada Mundial da Juventude “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!”

No entanto a "Igreja só será Jovem se o jovem for a Igreja", e o Jovem irá a Igreja quando a Igreja o amar, o acolher e o respeitar.

Amar, acolher e respeitar a juventude é participar dos seus sonhos e de suas lutas, é acreditar verdadeiramente na sua ousadia e protagonismo, é assumir com carinho os desafios inerentes a ela. É estar aberto a conhecer a realidade juvenil, pois ninguém ama o que não conhece. Certos de que “Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria Mudar”.

A juventude compreende que para ser luz no mundo ela precisa de cada um e cada uma, pois isso é ser igreja viva. Nossa união e amor fará resplandecer a todos os cantos da terra a luz da vida!

Assim, um gesto simbólico de quem realmente que ser luz no mundo e ver a luz da vida ser irradiada através da juventude a todos os cantos da terra, caminhamos rumo a luz que vem de Jesus e acedamos nossas velas, certos do compromisso de manter acesa em nós a chama do amor, do respeito e da luta pela sociedade do bem viver. 

Texto: Bruna Monalisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário