sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Arcebispo Dom Geraldo visita Paróquia de Santa Efigênia e dialoga com a Pastoral da Juventude

sdc10363m
Bendito o que vem em nome do Senhor”
Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo metropolitano de Mariana, iniciou sua visita pastoral na paróquia de Santa Efigênia na ultima sexta-feira, dia 18, e se estendeu até ontem, dia 20. Toda a paróquia esperava ansiosa desde a decisão na XXI Assembleia dos Presbíteros, que aconteceu em março deste ano. Em especial, dos dias 15 a 17 de novembro, intensificou-se a preparação, com a realização do tríduo preparatório nas comunidades da paróquia. Todos se prepararam com oração e esperança pela presença, ensinamento e carinho de nosso pastor.
Na sexta, a igreja do Padre Faria ficou pequena diante do grande número de pessoas que, mesmo com a chuva, foram participar da acolhida de dom Geraldo. As crianças, que fizeram Primeira Eucaristia neste ano cantaram a música Oração pelo pastor, do cantor e compositor, Pe. Zezinho, durante a acolhida ao arcebispo – expressando assim sua alegria e carinho por presença tão significativa. Em seguida, as pastorinhas fizeram uma apresentação, mostrando toda a tradição e piedade do grupo. Com o coração cheio de gratidão, dom Geraldo expressou sua alegria em estar nesta visita, destacando o significado da mesma. “Cristo é o Pastor, como o pastor conhece as ovelhas o bispo visita para conhecer melhor as ovelhas a ele confiada em nome de Cristo Bom Pastor”, assim ele afirmou e agradeceu a todos pelas expressões de afeto e amizade.
Iniciou-se a Celebração Eucarística que marcou a abertura da visita, presidida por dom Geraldo, e concelebrada por dom Barroso Francisco Barroso Filho (bispo emérito de Oliveira - MG); pelo pároco, padre José Eudes; o vigário paroquial, padre Edmar e o diácono Pedro, colaborador paroquial. Após o término da celebração, o arcebispo se dirigiu a Casa de Cultura de Padre Faria, onde aconteceu encontro com a Pastoral Familiar.
Na manhã do sábado, dom Geraldo visitou as obras sociais situadas no território da paróquia Santa Efigênia. Foi acolhido pelos dirigentes da associação dos catadores do Padre Faria, bem como pelos assistidos por esta obra. Na ocasião ouviu relatos de belíssimas experiências feitas no decorrer da caminhada. Depois dirigiu-se à Casa de Acolhimento São Francisco de Assis (Grupo NATA) e à comunidade Lírios do Campo, onde foi acolhido com muita alegria pela direção e por todos os internos e visitou as dependências destas casas. Após a visita às casas de recuperação, ele iniciou suas visitas às capelas das comunidades da paróquia. A primeira comunidade visitada foi a do Taquaral e ainda visitou a Pastoral da Criança.
Na tarde do sábado, 19, dom Geraldo continuou sua trajetória, visitando as comunidades da paróquia. Na comunidade de São João, o arcebispo foi recebido com muita alegria pelas pessoas, as quais expressaram sua gratidão com uma mensagem carinhosa. Ele ainda visitou a Casa de Encontro Cristo Operário, cuja administração as paróquias de Ouro Preto assumiram, depois de um comodato assumido junto à Congregação Cristo Operário. Logo após, se dirigiu à comunidade de Sant’Ana, onde a alegria foi radiante ao ver o arcebispo entrar na capela. O coral Sant’Ana abrilhantou a acolhida com lindas músicas, como: Ecce Sacerdos e Ave Maris Stella. Na ocasião, ele abençoou o cruzeiro que está fixada no adro.
Em seguida, nosso pastor visitou a jovem Carol, a qual recebeu uma benção especial e absolvição. O momento foi marcado por muita emoção, tanto para a jovem quanto para seus avós, demais familiares e o arcebispo. Seguindo a programação, dom Geraldo se dirigiu à casa das irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, onde ouviu e presenciou alguns frutos do trabalho das irmãs, junto ao grupo Avante mulheres e Curso Bíblico. 
Fechando a tarde, a Pastoral da Juventude (PJ) se reuniu com o arcebispo. O momento foi marcado por muita alegria e oração. Os jovens apresentaram os trabalhos desenvolvidos na vida da comunidade paroquial, especialmente os momentos de vigília realizados mensalmente e a utilização da arte para a Evangelização, através da encenação do Alto da Paixão e Ressurreição e do Alto de Natal.
À noite, apesar do frio, calorosa acolhida na comunidade da Piedade. Com presença da fanfarra da Escola Juventina Drummond. Em seguida, Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo que ainda contou com a presença dos seminaristas que atuam na paróquia: Edir, Jackson, Marney e Tiago. A comunidade preparou deliciosos caldos para todos para confraternização após a missa.
No domingo, o arcebispo se reuniu com os conselhos da paróquia. O primeiro grupo foi o Conselho Econômico de Pastoral. Dom Geraldo salientou que “na Igreja, tudo é sagrado, até o dinheiro”. Com essa fala, ele desejou destacar a importância de usarmos os bens materiais para a promoção do bem do povo de Deus e ajuda aos pobres e oprimidos. Em seguida, o arcebispo visitou o blog da paróquia e viu toda a cobertura das atividades paroquiais, especialmente de sua visita pastoral. O conselho Paroquial de Pastoral se reuniu também com o bispo no salão paroquial. Nesta reunião, ele pôde ver todas as atividades e trabalhos realizados pelas pastorais e movimentos da paróquia, dificuldades e conquistas que marcam a caminhada da jovem paróquia.
A visita se encerrou com a presença de dom Geraldo ao escritório paroquial e Solene Celebração Eucarística na Matriz de Santa Efigênia, representando todas as suas comunidades, presença de grande número de pessoas.
A paróquia de Santa Efigênia se rejubilou durante todo esse final de semana, com a presença do arcebispo de Mariana. Desde sexta, ele visitou e conheceu as atividades pastorais, comunidades e entidades sociais ligadas à paróquia. Ele foi recebido com muito carinho em todos os lugares que passou, além de mostrar sua presença de pastor junto a todos os paroquianos. “Sua presença entre nós significa revigoramento de forças e novo vigor missionário, obrigado dom Geraldo”, esta expressão ressoou por onde ele passou. Para mais informações sobre esta visita e ter acesso ao conteúdo na íntegra, acesse o linkhttp://paroquiasantaefigenia-op.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário