domingo, 6 de novembro de 2011

DNJ reuni multidão e agita a cidade de Mariana


Cerca de 1000 (mil) jovens, vindos das diversas cidades das Regiões Pastoral Norte e Oeste da Arquidiocese de Mariana, e da cidade de Urucania se uniram para celebrar o Dia Nacional da Juventude. Que trouxe como tema: Juventude e Protagonismo Feminino e como Lema: Jovens Mulheres Tecendo Relações de Vida.

Foi linda a hospitalidade e disponibilidade das comunidades de Mariana, que acolheu com muita alegria a juventude e ainda prepararam um belo e delicioso café da manhã.

Após o café, os jovens seguiram para a Praça dos Ferroviários, onde houve uma grande, bonita e animada concentração para a caminhada. Nesta concentração foi possível dançar, cantar, cirandar e refletir sobre o tema proposto pelo DNJ 2011.

 Na concentração a juventude gritava que sua bandeira de luta e o seu desejo era a garantir e preservar a VIDA da JUVENTUDE, sobre tudo da jovem mulher do campo e da cidade. Ressaltavam que a Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens está viva e precisa tornar-se uma causa de toda a Igreja e Sociedade, pois como Cristãos, Jovens e Protagonistas, que buscamos ser, devemos combater e denunciar qualquer tipo de violência e sinais de morte que permeiam nossa sociedade.
É preciso entrar nessa luta, todos aqueles que acreditam no Evangelho, na Juventude e desejam construir a Civilização do Amor! Ampliando a Ciranda da Vida.

Ainda na Praça dos Ferroviários, fomos contemplados com as sábias palavras da companheira de luta Rosana, aluna da Escola de Fé e Política Dom Luciano e do Curso de Teologia para Leigos, leiga atuante na Paróquia de Nossa Senhora da Glória em Passagem de Mariana, quem proferiu uma reflexão sobre o Protagonismo Feminino no contexto bíblico. Palavras que nos fez rever conceitos e perceber como foi importante e verdadeiramente protagonista a participação das  mulheres desde aquele tempo. Estas que defenderam a vida de seu povo, que com sua sensibilidade fez a diferença amando e respeitando seu próximo.


Com o coração ardendo de alegria e animados e animadas pela fé de Jesus Cristo, seguimos em caminhada pelas ruas históricas da cidade de Mariana, manifestando nossas angústias, sonhos e desafios vibrando em sintonia com a Pastoral da Juventude em todo o Brasil, entoando numa só voz o grito em defesa da dignidade e promoção humana, sobretudo da juventude e da mulher, fazendo também ecoar o nosso canto contra a violência – “Vamos juntos gritar, girar o mundo. Chega de Violência e Extermínio de Jovens”.

Durante a caminhada, cantamos, gritamos, refletimos, dançamos e é claro incomodamos. Muita gente entrou na luta com a gente ao ser acordado por uma multidão de jovens cantando a vida, houve quem disse “essa energia é simplesmente contagiante, sendo impossível ficar de fora”.
Ao longo da caminhada tivemos 2 (dois) momentos dedicados a reflexão, sendo um versando sobre Mulher e participação social com enfoque no cenário político, e outro abordando o  Protagonismo Feminino na contemporaneidade: um olhar para nossas comunidades, sendo respectivamente motivados por Zilda – Coordenadora Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente e ex - vereadora, atuante na Paróquia de São João Batista na cidade de Conselheiro Lafaiete e Bruna Monalisa – Articuladora Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, atuante na Paróquia de Santa Efigênia na cidade de Ouro Preto.

Depois de um show de animação, esperança e luta expressada no olhar de cada jovem, chegamos ao espaço dedicado a grande celebração da Vida, onde estava presente o nosso amigo e pastor Dom Geraldo Lyrio Rocha, querido Arcebispo da nossa Igreja particular de Mariana, quem presidiu a bela e orante Celebração da Eucaristia. Enfatizando a importância da atuação do jovem na Igreja e na Sociedade, agindo a luz do Evangelho. A grande marca desta celebração, falando mais forte ao coração da juventude foi:  “Deus é Pai mas nos ama com o amor de Mãe”.

Dom Geraldo aproveitou o momento para convidar toda Juventude para participar das atividades da Acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, que estará em nossa Arquidiocese nos dias 21 e 22 de novembro em Barbacena e Mariana respectivamente. Ressaltou que estes elementos foi um presente do Papa João Paulo II para a juventude de todo o mundo, tornando-se símbolo da Jornada Mundial da Juventude. Assim, a passagem destes símbolos é um momento de preparação para a Jornada de 2013 que acontecerá no Rio de Janeiro, evento que toda a juventude está convidada a participar. Com a benção dos vários padres presente e Dom Geraldo encerramos a celebração, na certeza que o Cristo vive em nosso coração e em nossas atitudes.


Certos da criatividade juvenil, a nossa tarde foi muito envolvente, repleta de música, dança e dinâmicas. Ficou evidente a diversidade e o respeito em relação às expressões culturais apresentadas. Como é rica e bela a juventude! Que embalada por muita música Católica, Sertanejo Universitário, Axé e Reggae cantou e dançou durante toda a tarde e é claro que aproveitaram para trocar experiências, tudo isso sem contar as belas apresentações de dança. E o mais interessante, é gente nossa fazendo bonito e colocando seus dons a serviço.E assim, o dia foi passando, e com certeza foi lindo vivenciar este dia, a juventude unida partilhando vida e sonhos.

Encerramos o nosso Dia Nacional da Juventude 2011, com uma bonita oração coletiva. Ficando em cada um o desejo de continuar lutando em favor da vida, e a certeza que a Pastoral da Juventude quer, a cada dia, fazer linda a sua história.



E a juventude falou e disse:


“O DNJ  desde ano, particularmente, aqui em Mariana, foi muito bom, a estrutura do evento comportou bem todos os jovens que vierem rezar, cantar , e gritar pela inclusão das mulheres na sociedade. A presença da região  Oeste, tornou ainda melhor  esse dia. A missa foi um momento muito forte para todos os jovens, esta foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, uma frase marcou muito a missa e o DNJ, ele disse” Deus é pai mais nos ama coma amor de  mãe”. A tarde o momento foi de muita alegria, com os shows, tiveram presentes três bandas  ótimas, agradando todos os jovens presentes. Enfim, com uma palavra este DNJ, foi Maravilhoso, e a organização está de parabéns. “

(Ana Amélia – PJ Passagem de Mariana)


“Falar do DNJ é inexplicável, não há palavras para explicar os sentimentos que são vividos nesses grandes encontros de massa. É uma experiência única, e sem dúvida um momento marcante na vida de cada jovem, principalmente dos Pjoteiros que se fez presente neste grande evento que conseguiu atingir milhares de jovens da nossa arquidiocese, sobre tudo os de grupo de base da PJ.
As vezes paro pra pensar o quanto é maravilhoso estar em contato com vários jovens, assim posso senti que nem todos os jovens estão perdidos no mundo a fora, sendo massagrados a margem da sociedade e enfim..., sendo uma sombra que vaga na escuridão sem sonhos. Estar com vários jovens que lutam pelo mesmo objetivo que o meu, me dá forças na caminhada, fortalecendo a cada dia minha fé e passo a acreditar que a civilização do amor cresce a cada dia atraves desses jovens que são chamados para trabalhar na vinha do Senhor.
O DNJ é sem dúvidas um momento de outro mundo, pois mostra a sociedade que nem tudo esta perdido, pois o jovem que acredita em um outro reino possível nunca esta só, sempre há mais um para ajudar a construir e semear a semente na vida dos jovens marginalizados.”

(Cleydson Souza – PJ Ouro Preto)















Nenhum comentário:

Postar um comentário