sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Escola de Fé & Política Dom Luciano Mendes de Almeida




A Casa de Encontros Cardeal Cardijn, em Conselheiro Lafaiete recebeu nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o último módulo de 2011 da Escola Fé e Política “Dom Luciano”. Este IV Módulo teve como conteúdo temático “Cidadania e Participação Popular: Movimentos Populares e Políticas Públicas”.
Para assessorar o tema, a coordenação da Escola convidou César Medeiros, pedagogo, assessor da Frente Nacional de Prefeitos e membro da Coordenação do Movimento Fé e Política.
Na noite de sexta-feira, os cursistas reviram os temas trabalhados no III módulo e apresentaram trabalhos realizados.
No sábado, foram levados a intensa reflexão sobre a participação popular, os movimentos populares e sociais, a participação da Igreja nos diversos momentos da história do Brasil, sua contribuição na organização dos movimentos populares e no processo formativo de lideranças cristãs. As reflexões se estenderam à participação social nos Conselhos Municipais a partir de cinco políticas setoriais: Habitação, Saúde, Assistência Social, Segurança Alimentar e Criança e Adolescente. “O grupo foi conduzido, ao mesmo tempo que refletiam sobre a construção das políticas públicas, a pensar em que momento da história começaram a atuar, buscando perceber que todos que estão engajados hoje continuam contribuindo com esta história, fruto de muita organização, de muita pressão social por garantia de direitos; embrenhada de muita fé, pois a Igreja teve um papel muito importante para com a nossa militância”, salientou César Medeiros.
A metodologia utilizada pelo assessor proporcionou o envolvimento de todos os cursistas o que foi salientado pela coordenação da Escola.  “Foi muito importante esta dinâmica utilizada, pois pessoas que nos módulos anteriores nós nem ouvíamos a voz, aqui tivemos oportunidade de ouvi-las”, afirmou Sandra de Assis Reis de Entre Rios de Minas.
Domingo, 20, Festa de Cristo Rei, Dia dos Leigos e da Luta pela Promoção da Igualdade Racial, as atividades se iniciaram pela manhã com o testemunho do padre Geraldo Barbosa sobre a participação dele enquanto sacerdote e seu olhar sobre a atuação da Igreja.
No final da manhã, os cursistas avaliaram o encontro e trouxeram como atividade uma carta para os futuros candidatos a prefeitos sobre o conteúdo aprofundado no módulo.
Após o almoço, aconteceu a Celebração Eucarística, seguido da entrega de certificados e do anel de tucum, símbolo do compromisso dos participantes da Escola Fé e Política “Dom Luciano” com a vida plena, tão bem aprofundada durante todo o curso.
Para Carmem Gomes Macedo, de Ponte Nova e militante da Pastoral da Juventude, o curso fez revigorar o que ela havia perdido com o passar do tempo. “Foi uma experiência muito boa, pois em 2008, 2009 e 2010 estava muito envolvida com a Pastoral da Juventude e este ano o Movimento Estudantil me fez perder um pouco da mística, da fé e agora, após este curso, volto com força nova, renovada para a luta”, comentou esperançosa.
Já o aluno Teófilo de Oliveira, de Entre Rios de Minas, a formação ampliou sua ótica quanto ao envolvimento com a política. “A oportunidade foi a melhor possível para dar ânimo a quem não tinha, para ser bom eleitor e ser candidato com outra visão, pois se alguém aqui tinha interesses pessoais com a política, saem daqui com medo, pois o curso nos fez reconhecer que somos capazes, que temos que nos colocar à serviço da fé e da política no olhar de Jesus Cristo”.
Uma das avaliações que mais chamou a atenção, e que foi comentada por vários cursistas, foi a da presidente do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana, Leci da Conceição Nascimento, da cidade de Carandaí. “Temos ótimo conhecimento sobre como se dá a participação popular, já sabemos muita coisa, como e quais os movimentos estão organizados em nossa região; mas vimos também que em muitos aspectos não colocamos em prática o que conhecemos. Temos que sair daqui e ao chegarmos em nossos municípios, agir, fazer acontecer”, comentou.
A Escola realizará, em fevereiro, ainda com esta turma, um Seminário de aprofundamento para traçar os rumos concretos de atuação após o curso e, além disso, está abrindo o processo de inscrição da nova turma que iniciará a sua formação em maio de 2012.
Fonte: Arquidiocese de Mariana

Obs:
Depois postarei a importância que foi vivenciar e partilhar as alegrias e os desafios na Escola de Fé & Política Dom Luciano... A único certeza é que tudo valeu a pena. #MuitoAprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário