quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A FÉ QUE NOS LANÇA NA LUTA

“Se é pra ir à luta eu vou”.

A PJ busca integrar a juventude e a direcionar rumo a evangelização de tantos jovens que se encontram na cidade e no campo, nas periferias e nos centros sedentos pela palavra de Deus, bem como sedentos para falar e ser ouvido. Assim para além da evangelização a PJ percebe a necessidade de agir a luz do evangelho na transformação da sociedade, por isso a PJ, a vivência em grupo lança o jovem na luta, devido ao compromisso com a pessoa humana e a sociedade. Portanto é necessário que os jovens da PJ sejam sujeitos do processo de transformação, é preciso que compreender a plena ligação entre a Fé e a Política para levar a bandeira da vida em todos os lugares que se fizer presente, é de extrema importância nessa ação missionária estar munido da espiritualidade libertadora que nos alimenta e motiva a participar da vida das nossas comunidades e agirmos como agentes de transformação, sendo fiel ao projeto de Jesus Cristo, buscando sempre viver numa experiência de fé crescente de comunhão e participação social.
É sempre necessário estarmos bem conscientes da realidade, da conjuntura na qual estamos inseridos. Vemos a realidade porque está carregada de vida e esperança. Inspira-nos a vida de Jesus, pois Jesus é presença viva na história concreta de um povo. História carregada de conflitos, marginalização, preconceito, injustiça, ou seja, repleta de sinais de morte.
Porém, nosso olhar jovem, sobretudo, nosso olhar de fé e esperança, de quem conhece e busca a cada dia conhecer melhor a realidade do nosso povo, desejamos evidenciar a luz que é sinal de vida.
Assim, nossa fé e opção pastoral nos lança ao mundo, como operários de Cristo num trabalho que geralmente se inicia por motivos e lugares onde há o predomínio de sombras e tristeza, realidade de muitas comunidades que pertencemos, as quais os grupos de jovens emergem clamando por vida.  
Assim a proposta e formação da PJ fomenta e estimula o dinamismo, a criatividade e a força juvenil, garantindo por meio de grupos de jovens ativos nas comunidades, que estes criem estratégias de combate aos sinais de morte, visando a transformação desses espaços sombrios em espaços onde reine o brilho lindo e intenso da luz da vida.
Por isso os militantes da PJ devem se envolver em questões políticas nos espaços onde estão inseridos, tendo em vista que para transformar a realidade é necessário também garantir por diversos meios a execução e construção de uma política pautada na ética e no bem comum, daí a importância de pessoas guiadas pela proposta de Jesus se organizarem e participar ativamente da construção e decisões que envolvem a vida do povo, pois que não participa admite e aceita as iniqüidades presentes no atual cenário social, quem não fala não é ouvido, e nós quanto jovens da PJ devemos ser sensíveis as questões políticas e sociais, anunciando e denunciando, a final somos ou não jovens protagonistas no reino?
A atual conjuntura nos provoca e causa indignação, nos desperta para elementos que precisamos estar atentos, que permeia as linhas políticas e sociais, muitas estão ligados ao trabalho (exploração, desemprego), manipulação dos meios de comunicação, manipulação da política, incentivo ao consumismo e acumulo de riquezas, violência, educação e a inserção e facilidade no acesso a diversos tipos de drogas que hoje é causa de muitas mortes, em especial na faixa etária juvenil. São questões que precisam de um olhar e intervenções por parte do Estado, bem como, da sociedade civil organizada. Daí surge uma pergunta: Como o grupo de jovens que atuo tem discutido sobre estes assuntos? Como está nossa participação no cenário político e social da minha cidade?

A juventude organizada, seja através de grupos de base da PJ ou através de outras organizações que priorizam a vida, tem muito a contribuir na construção de uma sociedade mais justa e melhor de se viver, onde os conflitos sejam extintos e dê lugar a paz, ao amor, a igualdade e a alegria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário