quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fé e Política

FÉ & POLÍTICA

“A Fé sem obras é morta”.

Política?

            “O termo política é derivado do grego antigo (politeía) e podia significar tanto cidade-estado como sociedade, comunidade ou coletividade”.
Política é o conjunto de ações pelas quais as pessoas buscam uma forma de convivência entre os indivíduos, grupos, nações, e etc, tendo como principal enfoque a vida e o bem comum.
Portanto para que se possa ter garantir uma política que defende a vida e o bem comum, faz-se necessário a participação ativa da população, como agentes de livres e com o poder de decidir junto ao Estado, por isso é importante uma sociedade organizada, visto que uma decisão, uma lei, que seja tomada e aprovada no âmbito da política de Estado influenciará diretamente a vida de cada um.
Contudo, é importante ressaltar que a participação política vai muito além do ato de votar, essa participação tem um caráter de construção, de liberdade de expressão, de fazer-se parte do processo decisório do Estado. O voto elege representantes do povo, para que estes possam acompanhar de perto as questões relacionadas as práticas políticas que envolve todas as dimensões humanas e sociais, sendo um porta voz do povo e um mensageiro do Estado, fazendo a interlocução entre estes e contribuindo na difusão das noticias reais que permeiam pelos espaços políticos do legislativo, judiciário e executivo.

A participação popular pode transformar a realidade, essa participação se dá também por meio da atuação em associações, organizações não governamentais (ONG’s),  movimentos sociais, pastorais religiosas, conselhos de direito (conselho da juventude, conselho da criança e do adolescente...), sendo grupos que se reúnem e dialogam sobre a realidade social e buscam criar estratégias de intervenção visando sanar e/ou reduzir problemas socais, tendo em vista o bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário