quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fé e Política: uma aliança em defesa da vida

A Fé e a Política são elementos fundamentais na vida humana, estando impregnada nas relações sociais, culturais, econômicas e etc, independente da orientação/opção religiosa, classe social, gênero e raça. Neste caso entendendo a Fé como elemento de crença e a Política como elemento que constitui as relações humanas
Sendo assim, na qualidade de indivíduos cristãos católicos, militantes da Pastoral da Juventude (PJ) somos guiados pela fé de Jesus Cristo e orientados pelo seu exemplo de um ser extremamente político que visa às relações humanas pacífica, igualitária, justa e fraterna. Temos então como grande referencial teórico a Bíblia Sagrada, a qual consta o registro da história política do Povo de Deus.
No Antigo Testamento, os profetas já denunciavam as questões políticas que afetavam e oprimiam o Povo de Deus: Isaías (10,1-2) já dizia:
“… ai daqueles que fazem decretos iníquos e daqueles que escrevem sentenças de opressão, para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito dos pobres”.
No Novo Testamento, o próprio Filho de Deus vem testemunhar, com a própria vida, que é preciso lutar pelas questões sociais que afetam a vida do povo. Jesus combateu as injustiças, defendeu os mais pobres, bateu com chicote nos corruptos e perdoou a prostituta do seu tempo.
Sendo assim fica explícito que o ensinamento e exigências de Jesus Cristo enfatiza a importância de pensar e compreender as questões sociais, tendo como norte de orientação o amor ao próximo, a caridade, a justiça, a solidariedade e a vida em comunidade.
Jesus foi um grande líder revolucionário, foi um político profético. Essa é a essência de um ser verdadeiramente político, homem que se lança em meio aos mais empobrecidos e luta pela dignidade do seu povo, combatendo com ardor os opressores e poderosos em defesa da vida.

Assim, através da luz divina que nos motiva a caminhar orientados pelo exemplo de Jesus, sendo jovens protagonistas, comprometidos com o reino, organizados em nossas comunidades eclesiais, somos todos os dias convocados a assumir nossa identidade de cristão que acredita que a Fé e a Política estão inteiramente ligadas, sendo uma o suporte para a outra, e que desmembrá-las seria como cortar alimentação de um homem. Pois a clareza desta união, nos possibilita a compreender as questões reais que permeiam a vida em sociedade, se pautado na denuncia do mal e anuncio do bem, buscando intervir e curar as feridas da sociedade, porque a proposta de Cristo é que sejamos sal e luz no mundo, como agentes de esperança, agentes de transformação, agentes promotores e geradores de vida, que visa construir a civilização do amor, vivendo e transformando a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário